terça-feira, 10 de março de 2009

aula 3: De onde vem a energia presente nas fontes?

Na aula anterior, vc conheceu duas formas de propagação de energia térmica, a condução térmica e a convecção, e analisou diversas transformaçãoe de energia e sua conservação. Nesta aula, você conhece outra forma de tranasmissão de energia: A radiação. Esta é a forma como a energia do sol chega até nós.

Experimentos

Calorimetro solar
Termometro
palitos de dente

Procedimentos

Coloque usando o funil, cerca de 250 ml, de água dentro do calorimetro solar. Use um bequer para maior precisão.
Insira o termômetro no colorímetro através do orificil lateral, meça a temperatura inicial da água e anote.

Feita essa anotação, procure um local para colocar o calorímetro em uma posição que favoreça recaber a maior quantidade de luz e calor solar possível. È importante que o calorímetro esteja bem "de frente" para o Sol, de modo que os raios solares incidam perpendicularmente sobre a placa de cobre.Para isso, espete um palito de dente no EVA de tal modo que ele fique perpendicular ao plano da placa metálica. Então, quando a sombra desse palito não puder ser vista, é porque o calorímetro está bem "de frente" para o Sol. Ao finalizar, exponha o calorímetro ao Sol por cerca de 20 minutos.

pense na questão: • Como a energia solar se desloca desce o Sol até a superfície da Terra ?

Galeereenha, Vamos agora analisar...

Vamos conhecer maiis um novo componente::

o Insolação!?
é insolação, já escutou, alguém falar?

Eu já. Mas como forma de: Insolação é o conjunto de sintomas que acomete uma pessoa exposta demasiadamente ao Sol.
Os sintomas podem incluir intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura; temperatura do corpo elevada; pele quente, avermelhada e seca; extremidades arroxeadas e inconsciência. E as vezes uma coceira terrivel.

Mas na verdade na Física é: que a cada momento, a face da Terra voltada para o sol recebe uma certa quantidade de energia solar. Mas essa energia chega aos diferentes pontos da superficie terrestre de formas muito diferentes. Para informar quanta energia solar está chegando a um determinado ponto da superficie terrestre, os fisicos Definiram a grandeza insolação. Insolação é a quantidade de energia solar chega em 1m² de superficie terrestre a cada segundo..

Viu!??
Gostou ??

agora vamos para a aula 4...

beijaum

Nenhum comentário:

Postar um comentário