terça-feira, 10 de março de 2009

Aula 2: Principio da conservação de energia


Na aula anterior, vc analisou a influência da energia na vida dos seres humanos. Nets aula, vc conhece alguns tipos e formas de propagação de energia e começa a refletir sobre a conservação de energia, principio que rege todas as tranasformações fisicas e quimicas que ocorrem no Universo.


Obaa! Hj vamos fazer experimentos!


Lembrando que se quiseres fazer os seguintes experimentos. Faça com muito cuidadoo...


Condução:


1 barra de cobre

1 barra de aluminio

3 clipes de ferro coloridos

2 blocos de maradeira

1 vela pequena

1 vela tipo lamaparina

1 folha de pael sulfite- pode ser uma folha já usada. Serve para apenas proteger a mesa da parafina derretida

1 relógio que marque os segundos

1 régua adicional


Convecção:


1 tubo de ensaio

1 pinça de madeira

1 velo tipo lamparina

1 gel com porpurina


Com esta experiência vc vai perceber sem nootar! A transformação, conservação e transmissão da energia. E ainda saber sobre condusão térmica e convecção,duas formas de propagação de energia.


Temos um deverziinhoo, mt fácil!


e anotar oq vc percebeu com este experimentoo!
Há varias formas de energiaa, as tais posso ciitar!
Condução térmica é um dos meios de transferência de calor que geralmente ocorre em materiais sólidos, e é a propagação do calor por meio do contato de moléculas de duas ou mais substâncias com temperaturas diferentes (metais, madeiras, cerâmicas, etc...). Ocorre a propagação de calor sem transporte da substância formadora do sistema, ou seja, através de choques entre suas partículas integrantes ou intercâmbios energéticos dos átomos, moléculas, e elétrons
A convecção é um fenômeno físico observado num meio fluido (líquidos e gases) onde há propagação de calor através da diferença de densidade (g / m3) desse fluido submetido a um gradiente de temperatura.
Em física, radiação é a propagação da energia por meio de partículas ou ondas. Todos os corpos emitem radiação, basta estarem a uma determinada temperatura.
Experiência sobre condução térmica
Fixe os clipes na barra de metal. Para isso, deite na barra sobre a folha de papel sulfite e coloque os clipes nas distâncias corretas. Em seguida, prenda cada clipe na barra com duas gotas de parafina. Duas ou mais no máximos.
Acenda a vela.
Ascenda a vela.este conjunto deve ser colocado nos furos dos apoios.
A montagem está.
então, pegue um relógio e veja os clipes que cairam rápido.
Cuida ao manusear os tubos de ensaio.Eles são feitos de material resistente, mas devem-se evitar batidas e quedas.Tenha cuidado ao manusear a vela acesa.trabalhe com responsabilidade.
1) Pegue o gel com purpurina e transfira-o para o tubo de ensaio.
Em seguida, prenda o tubo de ensaio com a pinça de madeira.
2) Peça ao seu professor que acenda a vela tipo lamparina.Aqueça apenas um lado da parte inferior do tubo de ensaio.
3) Observe o movimento da purpurina junto com gel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário