terça-feira, 10 de março de 2009

Aula 5:Como o nosso organismo utiliza a energia do sol

Ola,vamos relembrar o que foitratado na aula passada

Na aula anterior, foi discutido sobre varias outras fontes de energia além do Sol nossa principal fonte de enrgia.

Nós,seres humanos,não temos a capacidade de utilizar diretamente a luz do Sol para obtermos nosso alimento e, para isso,dependemos de algas,algumas bactériasa plantas.Como esses organismos aproveitam a enrgia solar par se desenvolvenrem?Como as plantas utilizam a energia pra se desenvolverem?Como as plantas utilizam a energia do Sol?Uma folha arrancada de uma planta continua viva?


#Experimentos:


Materiais

1-copo graduado de 30 ml

1-porta tubos de ensaios G duplo

1-pipeta platica

2-rolhas com grampos

2-tubos de ensaio G

*folhas de plantas (adicional)


#Procedimentos

1-Retire do Centro de Distrbuição o material que será utilizado no experimento desta aula.
2-Coloque os dois tubos no porta tubos de ensaio.Utilizando a pipeta plástica,coloque em cada um deles 4mL da solução vermelho de cresol.
3-Utilizando um granpo,fixe a folha em uma das rolhas de EVA.Certifique-se de que a folha esteja bem presa à rolha,não havendo risco de se soltar.

4-Coloque as rolhas de EVA nos tubos e verefique com seu professor o local designado para realizar a experiência (local claro ou escuro).

5-Sabendo que no processo de respiração há produção de gás carbônico e no processo de fotossíntes há consumo de gás carbônico.


#Saiba mais:Fotossíntese


A fotossíntese é o processo através do qual as plantas, seres autotróficos (seres que produzem seu próprio alimento) e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono e outros compostos(CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigênio gasoso (O2). A equação simplificada do processo é a formação de glicose: 6H2O + 6CO2 → 6O2 +C6H12O6. Já a equação não simplificada do processo é: 12H2O + 6CO2 → 6O2 +C6H12O6 + 6H2O.
Este é um processo do
anabolismo, em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando adenosina tri-fosfato, o ATP, a moeda energética dos organismos vivos.
A fotossíntese inicia a maior parte das
cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário