sexta-feira, 27 de março de 2009

Aula 6: Energia térmica e quimica

O professor pediu para uma das alunas ler as instruções do livbro, para poder fazermos o experimento corretamente. Pegamos os materiais do centro de distribuição, e iniciamos a atividade experimental sobre processos endotérmicos e exotérmicos.
Os materiais que usamos foram:
2 Copos de água
1 termômetro
2 Varetas plásticas
1 copo granulado com cloreto de calcio
1 copo graduado com ticionato de potássio.
Registramos os procedimentos no diário de ciências. A reação exortérmica, libera calor, e a endotérmica absorve calor.
Anotamos também, a tabela com as temperaturas.

º Temperatura da água, antes da adção do sal: Copo1 (cloreto de cálcio) 26ºc
Copo2 (ticionato de potássio) 26ºc

º temperatura da solução, após dissolução total do sal: copo1 (cloreto de cálcio) 28 ºc
Copo2 (ticionato de potássio) 24ºc
Ao final de todo o experimento, a sensação que tivemos ao trocar o copo2, é que a água estava mais fria, do que a do copo1

Ameii esta aulaa!

terça-feira, 10 de março de 2009

Aula 5:Como o nosso organismo utiliza a energia do sol

Ola,vamos relembrar o que foitratado na aula passada

Na aula anterior, foi discutido sobre varias outras fontes de energia além do Sol nossa principal fonte de enrgia.

Nós,seres humanos,não temos a capacidade de utilizar diretamente a luz do Sol para obtermos nosso alimento e, para isso,dependemos de algas,algumas bactériasa plantas.Como esses organismos aproveitam a enrgia solar par se desenvolvenrem?Como as plantas utilizam a energia pra se desenvolverem?Como as plantas utilizam a energia do Sol?Uma folha arrancada de uma planta continua viva?


#Experimentos:


Materiais

1-copo graduado de 30 ml

1-porta tubos de ensaios G duplo

1-pipeta platica

2-rolhas com grampos

2-tubos de ensaio G

*folhas de plantas (adicional)


#Procedimentos

1-Retire do Centro de Distrbuição o material que será utilizado no experimento desta aula.
2-Coloque os dois tubos no porta tubos de ensaio.Utilizando a pipeta plástica,coloque em cada um deles 4mL da solução vermelho de cresol.
3-Utilizando um granpo,fixe a folha em uma das rolhas de EVA.Certifique-se de que a folha esteja bem presa à rolha,não havendo risco de se soltar.

4-Coloque as rolhas de EVA nos tubos e verefique com seu professor o local designado para realizar a experiência (local claro ou escuro).

5-Sabendo que no processo de respiração há produção de gás carbônico e no processo de fotossíntes há consumo de gás carbônico.


#Saiba mais:Fotossíntese


A fotossíntese é o processo através do qual as plantas, seres autotróficos (seres que produzem seu próprio alimento) e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono e outros compostos(CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigênio gasoso (O2). A equação simplificada do processo é a formação de glicose: 6H2O + 6CO2 → 6O2 +C6H12O6. Já a equação não simplificada do processo é: 12H2O + 6CO2 → 6O2 +C6H12O6 + 6H2O.
Este é um processo do
anabolismo, em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando adenosina tri-fosfato, o ATP, a moeda energética dos organismos vivos.
A fotossíntese inicia a maior parte das
cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.





Aula 4: Fontes de Energia.


Hum... Existe vários tipos de fontes de energia...


Quer ver... Observe as imagens ao lado:



Ola vamos falar de varias fontes de energias
Existem muitas fontes de energia vou citar algumas delas
1-Energia solar(muito co mum no uso do LED)
2-Energia eletrica(seu uso se destaca em lampadas)
3-Energia geotérmica(mais utilisados em velas)
(Energia solar) (Energia eletrica) (Energia ceotémica)
Tambem temos as fonte de enegia intena
1-Biomassa
2-Carvão mineral
3-Gás natural
4-Hidráulicas/Eletricidade
5-Petróleo e derivados
6-Urânio
#Saiba mais:Combustível fóssil
Combustível fóssil ou mais corretamente
combustível mineral é uma substância formada de compostos de carbono, usados como ou para alimentar a combustão. Reconhecidamente, são usados como combustível, o carvão mineral, o petróleo e o gás natural.origem dos combustiveis fosseis Segundo a teoria biogênica, que ainda é a mais aceitável, sugere que outros tipos de substancias oleaginosas extraídas da crosta terrestre como o petróleo teriam origem comum ao carvão mineral já que o mesmo também é abundantemente encontrado soterrado em minas terrestres. Dessa associação explica-se que as outras substãncias usadas como combustível porem encontradas a níveis mais baixos (negativo), foram gerados em função desse efeito de fossilização de animais e plantas, provocado por sua vez pela ação de pressão e temperatura muito altas geradas há milhões de anos no processo de soterramento de outros tipos de material orgânico que por algum motivo não entraram na cadeia alimentar antes ou quando foram enterrados.Esta teoria explica a existência de óleo sob a crosta da Terra é a biogênica, que afirma que o líquido natural constituído de hidrocarbonetos que se encontra preenchendo os poros de rochas sedimentares, aglutinados em depósitos muito extensos sob o manto terrestre, tem origem na função do processo de fossilização de animais e plantas, que há milhões de anos teriam sido soterrados e submetidos ação de pressão e temperaturas muito altas geradas de material orgânico em decomposição sobre a superfície do planeta e que, com o tempo teriam se separado dos respectivos fósseis. Nesse caso a teoria ainda postula que os combustíveis fosseis (assim chamados) seriam inesgotáveis, já que contam com um grau de reposição variável e compatível com a matéria orgânica constante na superfície.

aula 3: De onde vem a energia presente nas fontes?

Na aula anterior, vc conheceu duas formas de propagação de energia térmica, a condução térmica e a convecção, e analisou diversas transformaçãoe de energia e sua conservação. Nesta aula, você conhece outra forma de tranasmissão de energia: A radiação. Esta é a forma como a energia do sol chega até nós.

Experimentos

Calorimetro solar
Termometro
palitos de dente

Procedimentos

Coloque usando o funil, cerca de 250 ml, de água dentro do calorimetro solar. Use um bequer para maior precisão.
Insira o termômetro no colorímetro através do orificil lateral, meça a temperatura inicial da água e anote.

Feita essa anotação, procure um local para colocar o calorímetro em uma posição que favoreça recaber a maior quantidade de luz e calor solar possível. È importante que o calorímetro esteja bem "de frente" para o Sol, de modo que os raios solares incidam perpendicularmente sobre a placa de cobre.Para isso, espete um palito de dente no EVA de tal modo que ele fique perpendicular ao plano da placa metálica. Então, quando a sombra desse palito não puder ser vista, é porque o calorímetro está bem "de frente" para o Sol. Ao finalizar, exponha o calorímetro ao Sol por cerca de 20 minutos.

pense na questão: • Como a energia solar se desloca desce o Sol até a superfície da Terra ?

Galeereenha, Vamos agora analisar...

Vamos conhecer maiis um novo componente::

o Insolação!?
é insolação, já escutou, alguém falar?

Eu já. Mas como forma de: Insolação é o conjunto de sintomas que acomete uma pessoa exposta demasiadamente ao Sol.
Os sintomas podem incluir intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura; temperatura do corpo elevada; pele quente, avermelhada e seca; extremidades arroxeadas e inconsciência. E as vezes uma coceira terrivel.

Mas na verdade na Física é: que a cada momento, a face da Terra voltada para o sol recebe uma certa quantidade de energia solar. Mas essa energia chega aos diferentes pontos da superficie terrestre de formas muito diferentes. Para informar quanta energia solar está chegando a um determinado ponto da superficie terrestre, os fisicos Definiram a grandeza insolação. Insolação é a quantidade de energia solar chega em 1m² de superficie terrestre a cada segundo..

Viu!??
Gostou ??

agora vamos para a aula 4...

beijaum

Aula 2: Principio da conservação de energia


Na aula anterior, vc analisou a influência da energia na vida dos seres humanos. Nets aula, vc conhece alguns tipos e formas de propagação de energia e começa a refletir sobre a conservação de energia, principio que rege todas as tranasformações fisicas e quimicas que ocorrem no Universo.


Obaa! Hj vamos fazer experimentos!


Lembrando que se quiseres fazer os seguintes experimentos. Faça com muito cuidadoo...


Condução:


1 barra de cobre

1 barra de aluminio

3 clipes de ferro coloridos

2 blocos de maradeira

1 vela pequena

1 vela tipo lamaparina

1 folha de pael sulfite- pode ser uma folha já usada. Serve para apenas proteger a mesa da parafina derretida

1 relógio que marque os segundos

1 régua adicional


Convecção:


1 tubo de ensaio

1 pinça de madeira

1 velo tipo lamparina

1 gel com porpurina


Com esta experiência vc vai perceber sem nootar! A transformação, conservação e transmissão da energia. E ainda saber sobre condusão térmica e convecção,duas formas de propagação de energia.


Temos um deverziinhoo, mt fácil!


e anotar oq vc percebeu com este experimentoo!
Há varias formas de energiaa, as tais posso ciitar!
Condução térmica é um dos meios de transferência de calor que geralmente ocorre em materiais sólidos, e é a propagação do calor por meio do contato de moléculas de duas ou mais substâncias com temperaturas diferentes (metais, madeiras, cerâmicas, etc...). Ocorre a propagação de calor sem transporte da substância formadora do sistema, ou seja, através de choques entre suas partículas integrantes ou intercâmbios energéticos dos átomos, moléculas, e elétrons
A convecção é um fenômeno físico observado num meio fluido (líquidos e gases) onde há propagação de calor através da diferença de densidade (g / m3) desse fluido submetido a um gradiente de temperatura.
Em física, radiação é a propagação da energia por meio de partículas ou ondas. Todos os corpos emitem radiação, basta estarem a uma determinada temperatura.
Experiência sobre condução térmica
Fixe os clipes na barra de metal. Para isso, deite na barra sobre a folha de papel sulfite e coloque os clipes nas distâncias corretas. Em seguida, prenda cada clipe na barra com duas gotas de parafina. Duas ou mais no máximos.
Acenda a vela.
Ascenda a vela.este conjunto deve ser colocado nos furos dos apoios.
A montagem está.
então, pegue um relógio e veja os clipes que cairam rápido.
Cuida ao manusear os tubos de ensaio.Eles são feitos de material resistente, mas devem-se evitar batidas e quedas.Tenha cuidado ao manusear a vela acesa.trabalhe com responsabilidade.
1) Pegue o gel com purpurina e transfira-o para o tubo de ensaio.
Em seguida, prenda o tubo de ensaio com a pinça de madeira.
2) Peça ao seu professor que acenda a vela tipo lamparina.Aqueça apenas um lado da parte inferior do tubo de ensaio.
3) Observe o movimento da purpurina junto com gel.

Aula:1 Energia e Sociedade

Bom, vc deve estar se perguntando. "Aula 1...?? Caramba, tô na escola e nem seii??" Ou talvez " Caramba, doidoO. Tão me ensinando é!?"

Na verdade nosso objetivo, é ampliar nosso conhecimento de energia. Talvez até para o mundo todoo! Queremos divulgar nosso trabalho, do qual seu tema é a energia. Carah, a energia é algo que não se desperdiça na NATUREZA, mas, se transforma. Não vá pensando que só por que ela se transforma, vc vai desperdiçar a energia da sua casa. Que no final do mês... Tadiinho de vc ou dos seus responsáveis ou das pessoas q pagam a conta de luz! Vai dar um absurdoo!!

A aula 1 fala sobre a energia e sociedade.

Antes de tudo vamos ver...

Discuta para si mesmo as questãoes a seguir:

Onde utilizamos energia e de onde ela vem?
Que mudanças na vida de nossos antepassados se devem a descoberta do fogo?

Bom, se não fosse os tiozinhos de antigamente, vc não estaria aqui lendo isto!
Simplismente eles descobriram muitas coisas.
quer conferir?

Então vamos!?

A descoberta do ferro,
a descoberta do fogo,
A descoberta do bronze;
A descoberta da radiotividade...

Ixii entre muitas outrass!

Caramba, é muiita...

Então...

Vamos discutir, maiis não com porradaaa!!



Discutirr;
)


Amigos pra sempre la´laálála´lála...

II vamo parar...

Eu confesso que antes de eu não estudar o tal assunto, eu nem parava para pensar sobre isso!
Enfim, se não foosse os tioziinhos de antigamente para descobrirem... Hum.. Estas coisas; Estas coisas!?
ééééé a energiaa...

Oq seria eu mesmo sem o meu bloggerziinhoo, sem o meu orkutttiinhoo aff;;;

sem brincadeira eu axo q iria ser um TÉDIOO!
Obriigada tioozinhos de antigamente...

E eu volto logo com a aula 2!

Beijaum*

Curiosidades 2

Pq existe o Horário de verão!?

Esta realmente é a dúvida de muitas pessoas. Mas, que geralmente não procura o que significa. Então seja esperto, e não ignorante a respeito de conhecimento e confira...

O Horário de Verão é um artifício inventado nos Estados Unidos onde 70% da eletricidade é produzida em Usinas Térmicas.Economizando energia elétrica, economiza-se milhares de litros de óleo combustível.
O Horário de Verão aplicado no Brasil, resulta em uma economia de milhões de litros de água.

Viu!? Pois é, agora vc não vai maiis se esquecer...

Beijaum e até a última postagem!

Apresentação

Olá, MundooO!

Primeiramente, obrigada pela visita de vocês. Este blog é feito com a presença de 4 componentes de um grupo da matéria- ctc ( Ciência e tecnologia com criatividade). E detalhe são minha amiigas!!
Aqui vc vai observar as formas de energias, e muitas outras coisas. Tem curiosidades;
Venha embarque neste mundo. E venha conhecer o mundo da energia; Saber o que energia tem haver com sociedade, o que ele tem haver com transformação....

ixiiii... é muita coiisa, tenho certeza;q vc vai adoorar!